DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO DO IDOSO EM MISSÃO VELHA

          O PROGRAMA DE APOIO AOS CONSELHOS E FUNDOS MUNICIPAIS DO IDOSO, conduzido pelo BANCO SANTANDER (BRASIL) S/A, através da doação de recurso financeiro, passível de dedução do Imposto de Renda, ao Fundo Municipal dos Direitos do Idoso e o recebimento de apoio técnico fará em 2014 no município de Missão Velha o diagnóstico municipal e formulação da política de proteção integral dos idosos.

A finalidade essencial do trabalho é estabelecer um processo permanente de diagnóstico dos problemas e das potencialidades existentes no município, análise das circunstâncias locais e proposição de ações que, uma vez implantadas, favoreçam efetivamente a proteção integral dos idosos no município.



Com base nessas orientações e atitudes, até o final de 2014 a equipe do município percorrerá um ciclo de trabalho que incluirá algumas etapas, sintetizadas a seguir:

·         Avaliação da situação do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso; identificação das prioridades de fortalecimento do Conselho e formação da Comissão de Diagnóstico e Planejamento.

·         Formulação de um quadro de referência orientador do diagnóstico, contendo dados básicos sobre a situação dos idosos no município, levantados em fontes oficiais.

·         Mapeamento e análise das violações de direitos do idoso incidentes no município; mapeamento e análise da situação do sistema de atendimento existente no município.

·         Formulação de propostas de ação voltadas ao aprimoramento, ampliação e fortalecimento do sistema local de atendimento aos idosos; consolidação dessas propostas com base em amplo diálogo com gestores das políticas setoriais do município.

·         Aprovação, pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, das propostas de ação geradas no processo de diagnóstico e planejamento; consolidação das propostas em um Plano de Ação Municipal voltado à garantia dos direitos dos idosos; inclusão das propostas de ação no ciclo orçamentário municipal, gerando-se assim condições que garantam sua implementação no exercício seguinte.

COMISSÃO LOCAL DO DIAGNÓSTICO - MISSÃO VELHA-CE 

Representante
Nome completo
Conselheiro de Direitos - CMDI
SANDRA MARIA AGOSTINHO DAS NEVES
Assistência Social
RAIMUNDO INALDO ALVES ARAÚJO
Saúde
EDUARDO ALEXANDRE CAVALCANTE ANDRÉ
Técnico de apoio
ANGELINA ARAGÃO DA SILVA